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Como registrar um pagamento, recebimento ou transferência

Solution

Realizar o pagamento de uma conta,  registrar o recebimento do salário,  ou fazer um saque na conta corrente, são exemplos comuns de operações que acontecem no  dia a dia.

No Dindin nós chamamos essas operações de transações, e neste artigo iremos ensinar passo a passo a registrar cada uma delas.

 

1.  Acessando a tela Registro de Conta

A tela Registro de Conta é o local onde você irá registrar suas transações, sejam elas um gasto, recebimento ou transferência. Para acessá-la,  dê um clique único sobre o nome da conta que deseja registrar a transação.


Acesso à tela Registro de Conta

(Figura 1 - Acesso à tela Registro de Conta)



2.  Registrando uma nova transação

Na tela Registro de Conta, clique no botão Novo (+) para acessar o cadastro onde serão preenchidas as informações da transação.


Nova Transação

(Figura 2 - Incluindo uma Nova Transação)


3. Registrando o pagamento de uma conta de água.



 

4. Registrando o recebimento do Salário


Registro do Salário


5. Registrando uma transferência entre contas (saque na conta corrente)


Registro de uma transferência


 

6. Relação de Campos a preencher no cadastro de uma transação.

  • Descrição: Faça uma descrição curta do que se refere a transação. Ex. Pagamento do Aluguel, Recebimento do Salário, etc.

Dica: Ao digitar as três primeira letras da descrição, o programa tentará localizar uma transação já efetuada com a mesma descrição e você poderá com um clique preencher os demais campos do cadastro automaticamente.

  • Tipo: Selecione dentre as opções:

Despesa: se estiver registrando um pagamento;

Receita: se estiver registrando um recebimento,;

Transferência: Se estiver transferindo um dinheiro de uma conta para outra, (Exemplo: Ao fazer o pagamento da fatura do cartão de crédito, transfira o dinheiro da sua conta corrente para a conta do cartão de crédito.)

  • ContaSelecione a conta que receberá a transação que está sendo registrada.

Caso o tipo selecionado seja "Transferência", no lugar de "Conta" serão exibidos os campos "De" e "Para" onde deverão ser selecionadas as contas correspondentes.

  • Data: Informe a data em que a transação ocorreu.
  • Fatura: Esse campo será exibido somente quando a conta informada for do tipo cartão de crédito. Utilize o campo para selecionar a fatura a qual pertence a compra ou pagamento que está sendo feito no cartão de crédito. Informe a fatura no formato ano/mês, exemplo: 2016/07.        

Dica: Caso o período desejado na apareça na lista de seleção, é possível digitar o período a ser informado.

Dica: Clique aqui para abrir um guia passo a passo que ensina como fazer o controle do cartão de crédito no Dindin. 

  • Valor: Informe o valor total a ser pago, recebido ou transferido.
  • Categoria: Selecione dentre as opções existentes a categoria que melhor defina a transação que está sendo registrada.

Dica: Este campo é muito importante no controle da suas finanças. Após registrar a transação, o valor irá ser exibido  no painel de categorias da tela inicial na coluna valor realizado da categoria informada.

 Dica: O preenchimento da categoria não é obrigatório para o tipo "Transferência".

 Botão Separar: Se o  valor pago ou recebido não pode ser descrito com apenas uma categoria (por exemplo, você tem leite e pneus no supermercado), clique neste botão e separe o valor da transação em diferentes categorias.

  • Número: Informe o número do cheque ou do documento quando for uma transação bancária. (Este não é um campo obrigatório.)
  • Centro de Custo: O centro de custo é uma forma a mais de identificar as transações além da categoria. Exemplo: Caso você tenha dois carros e esteja lançando uma transação referente ao seguro do carro. Você poderia informar  na categoria a opção: "Seguro do Automóvel" e o centro de custo: "Carro 1".  Isso torna possível controlar o seguro dos dois carros em uma mesma categoria e  separar as despesas de cada carro pelo centro de custo.

 Dica: Caso deseje incluir um centro de custo que não está na lista, digite o nome do centro de custo e aperte a tecla "TAB".

 Dica: Na tela de relatórios é possível gerar o relatório Totalização por Centro de Custo que relaciona todos os valores pagos ou recebidos de um determinado centro de custo.

  • Favorecido: Informe neste campo a pessoa, empresa ou instituição que você recebeu ou pagou o valor que está sendo registrado. Exemplo: Caso tenha recebido o seu salário, selecione neste campo o nome da empresa em que trabalha. Ou caso esteja registrando o pagamento do supermercado, selecione o nome do supermercado.

 Dica: Caso deseje incluir um favorecido que não está na lista, digite o nome do favorecido e aperte a tecla "TAB".

 Dica: O cadastro de favorecidos é útil para manter o histórico de todas empresas ou pessoas que você manteve ou ainda  mantém algum tipo de relacionamento financeiro.

Dica: Na tela de relatórios é possível gerar o relatório Totalização por Favorecidos que relaciona todos os valores pagos ou recebidos de um determinado favorecido.

  • Meta: Neste campo poderá ser selecionada alguma meta que tenha sido cadastrada. As Metas são obejtivos financeiros que você pretende realizar. Ao selecionar uma meta o valor será acumulado automaticamente na meta informada.
  • Transação Reconciliada: Marque este campo quando você já tiver verificado o valor informado no Dindin com o extrato da conta. Dessa forma fica mais fácil conferir os valores lançados.

 

Agendamento 

Na inclusão de uma nova transação você poderá informar a frequência em que essa transação ocorrerá. Após gravar a transação, você pode consultar, modificar ou excluir o agendamento na tela de "Agendamentos". Caso não queira fazer um agendamento para a transação, no campo "Frequência",deixe a opção "Uma única vez".

  • Frequência: Selecione dentre as opções existente a frequência em que ocorrerá o agendamento.Dependendo da frequência escolhida outros campos poderão ser requisitados:

 Seleção de Meses

 Seleção de Dias da Semana

 Seleção de Dias

  • Ocorrência: Selecione dentre as opções

 Contínua: Selecione esta opção caso o agendamento não tenha uma data para término.

 Parcelada: Caso selecione esta opção será possível informar o número de parcelas restantes para o término.

  • Registrar Todas Parcelas: Essa opção estará disponível apenas se a ocorrência for do tipo "Parcelada". Caso seja marcada, ao finalizar a gravação da transação, todas as parcelas programadas serão registradas na conta automaticamente. Obs.: Para compras no cartão de crédito deixe essa opção marcada.
  • Lembrar com Antecedência: Caso deseje que o Dindin avise quando a transação estiver perto do vencimento marque esta opção. Para regular a antecedência em que o lembrete será exibido, acesse na tela inicial o menu Sistema -> Preferências.
  • Registrar Automático: Marque esta opção caso deseje que o Dindin registre automaticamente a transação na data de pagamento agendada.

Observações do registro automático:

Caso o agendamento possua duas ou mais ocorrências vencidas, o Dindin também fará o registro delas, limitando ao número de 12 ocorrências por vez para cada agendamento;

A verificação do registro automático será feita na abertura do sistema ou na gravação do agendamento;

É possível deixa a opção "Registrar Automático" sempre marcada. Acesse o menu Sistema -> Preferências e altere a opção indicada.

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Category: Primeiros passos

 
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